“o tradicional bar dos bilhetinhos”

“o melhor peixe frito com pirão do mundo”

“visita obrigatória em Florianópolis”

“faz parte da história de Floripa”

“ótima comida e de frente para o mar”

Visita ao Arante Bar e Restaurante

Diversas vezes ouvíamos de amigos próximos: “O bar do Arante tem o melhor peixe frito e pirão do mundo”, ou ainda: “Vão lá no bar dos bilhetinhos.” Isso nos despertava muita curiosidade! Chegamos a ir na praia do Pântano do Sul uma vez, fizemos fotos externas do restaurante, mas não entramos…

Neste último sábado (19/08), decidimos ir até Pântano do Sul e conhecer o famoso Bar e Restaurante do Arante!

Fomos recebidos super bem, com muita simpatia e acolhimento pelo pessoal de lá! Ficamos deslumbrados com os milhares (mais de 70 mil) de bilhetinhos deixados pelos clientes que por ali passaram desde a década de 70. E, óbvio que o prato que escolhemos foi o “tal” peixe frito com pirão + acompanhamentos, também deliciosos! Gente! Pensa em algo delicioso! O peixe é leve e o pirão também, com certeza os melhores que eu já comi na vida! E com certeza o melhor que você comerá também, quando visitar o Arante!

O melhor peixe frito com pirão do Sul do Mundo

No cardápio você vai encontrar a história que explica e comprova que realmente é o melhor peixe com pirão do mundo! Aqui vai um trecho:

“Dia desses almoçava eu no Bar do Arante com um amigo de um estado do Nordeste que visitava Florianópolis. Ele num misto de interrogação e afirmação, perguntou-me: este peixe frito com pirão aqui do Bar do Arante é o melhor do mundo, não é? Respondi-lhe objetivamente: – Não, há um melhor que esse. E expliquei: – Existe um outro local no planeta, conhecido, ainda que pouco, por fazer o melhor peixe frito que o homem já comeu. Fica na Groenlândia. O meu amigo mais que depressa emendou: – Espere aí! Groelândia… gelo, esquimó? Epá! É peixe cru! Lá eles não comem só peixe cru? Continuei então: – Calma, calma. Faz sentido o que tu dizes, mas trata-se de um caso isolado e vou te contar o que aconteceu: um grupo de exploradores, há alguns anos atrás, já exaustos por percorrer a pé quilômetros daquela região gelada, ao fazer contato com uma família de esquimós, popôs fritar os peixes que aqueles esquimós possuíam, à moda de um bar existente no Sul do Brasil, local inesquecível onde dois daqueles exploradores haviam estado poucos anos antes. O esquimó chefe da família gostou da ideia, e elaboraram então o prato que foi a seguir por todos saboreado e aprovado. O tal esquimó produz desde então, com muito esmero, a iguaria – peixe frito com pirão de gelo fervido – em seu estabelecimento: “O IGLÚ DO ARANTEK” muito famoso por aquelas bandas do norte…”

História do Bar

Desde 1958 quando Arante e Osmarina abriram uma pequena venda para os pescadores, a conhecida “Bodega do Arante”, localizada na “Rua de Cima”, na década de 60 o Bar do Arante se transferiu para a beira da praia, onde permanece até hoje. Os clientes eram os pescadores ou aventureiros que por ali passavam. Dona Osmarina já preparava o peixe frito com pirão.  A partir da década de 70, muitos estudantes de São Paulo e Rio Grande do Sul, passaram a frequentar a praia de Pântano do Sul durante as férias de verão. Para avisar os amigos que ainda estavam por vir, os estudantes deixavam no bar bilhetinhos dizendo a sua localização. Foi aí que nasceu a mais famosa mania do Bar do Arante, os bilhetes deixados nas paredes. O Bar é referência nacional e internacional quando se fala em culinária da Ilha e do litoral de Santa Catarina, onde houve a colonização açoriana.

Lá sempre rola um som ao vivo, de ótima qualidade! No dia em que fomos, estava o grupo ““LeleSwing”.”

Ahh, não deixem de experimentar (e se possível levar para casa) a Cachaça do Arante.

Horários de funcionamento do Arante Bar e Restaurante:

Segunda a quinta 11h30 às 18h

Sexta, sábado e domingo 11h30 às 00h

(48) 3237-7022

Quando passar por Florianópolis, não deixe de visitar a charmosa praia de Pântano do Sul e, é claro, o Arante Bar e Restaurante!

Texto: Janaína Rother

Fotos: Rafael Pereira

Equipe Praieiros do Sul

Recommended Posts