O surfista Jonny Becker conta um pouco de sua aventura desbravando as ondas chilenas. Nessa matéria você vai ver algumas fotos exclusivas de picos irados do Chile e dicas sobre o litoral desse país da América do Sul que está em ascensão no destino dos surfistas.

Jonny Becker é natural de Campo Bom – RS, mas atualmente reside na praia de Albatroz no município de Imbé – RS. Ele conta que surfa desde os seus 6 anos, onde por vontade própria pegou uma prancha e começou a arriscar uns drops. A alma do surf já estava enraizada nele! Ele relata que nunca ninguém o incentivou a continuar no esporte, e não sabia dos campeonatos e torneios, até porque o surf tinha menor visibilidade naquela época. Jonny cita que já participou de alguns surf treinos com a galera local, mas que sempre preferiu a vida de free surfer! Atualmente ele tem 22 anos, e estava em busca de uma nova aventura, meio confuso sobre o próximo destino de surftrip, pilhou um brother e compraram as passagens e decidiram partir para o Chile. Local onde se encontram boas e extensas ondas!

No Chile desbravaram locais pouco explorados e que nem nome tem. A partida foi dia 5 de dezembro 2016 e o retorno foi no dia 20 de dezembro. Ele conta que surfou muitas ondas diferentes, e foram mais ondas desconhecidas do que conhecidas! A onda que ele achou mais irada foi a da praia de Buchupureo, localizada no sul do Chile. Buchupureo é uma cidade rural chilena que está situada na comuna de Cobquecura. As ondas da praia de Buchupureo são incríveis!

Outros locais que eles surfaram foi Pancora, em Punta Lobos, Portecilio, La Puntilla, Rinconada, entre outras. Jonny comenta que o Chile é um lugar que todo surfista deve visitar porque é comparado com a Indonésia (ondas perfeitas), é uma das regiões que sempre tem onda. Tanto no inverno quanto no verão. A dica que Jonny Becker deixa pra galera que pretende encarar essa trip é que leve bastante roupa de borracha, pois a água lá é bem mais fria do que no Brasil!

O Chile tem uma história ainda recente no surf, mas que já vem chamando a atenção por suas ondas perfeitas. As ondas têm predominância para esquerdas, com ondas de 3 a 15 pés, com a EXCELENTE média de 300 dias de ondas por ano. A cidade de Pichilemu (fica a duas horas de Santiago) é a mais visitada por surfistas durante todo o ano, e tem Punta Lobos como principal pico de surf, com esquerdas longas e manobráveis sobre a bancada de pedras e um visual incrível! A melhor época do ano nessa região é de Abril até Agosto em que os swell de sul e sudoeste chegam com consistência de até 18 pés.

A dica para quem vai desbravar o Chile é: alugue um carro e aventure-se, pois é um país de altas ondas, sendo que muitos lugares ainda pouco explorados! Muitas ondas boas sem crowd! Boas ondas galera!

Fotos e relatos: Jonny Becker

Também estavam na trip: Ipojucã Chaves e Jéferson Silva

Texto: Equipe Praieiros do Sul

Curta nossa página no face e fique por dentro das matérias

https://www.facebook.com/praieirosdosul/

Recommended Posts