Relatos de uma Avalanche

Texto que João Baiuka escreveu sobre o big swell que rolou na Praia do Cardoso, Farol de Santa Marta-SC.

João é um especialista no big surf na região, juntamente com sua equipe Atowinj big waves surfers Monster.

Compartilhamos algumas fotos com os penhascos que ele surfou, e em poucos minutos toda a comunidade do surf já ficou impressionada com o tamanho das ondas em uma praia brasileira, e principalmente por ter um surfista da região com técnica, coragem e experiência para surfa-la.

Equipe Praieiros do Sul parabeniza a galera que encarou esse big swell! Agradecemos o João pelo envio do relato do dia em que encarou a avalanche!

Segue o texto:

Como de costume nossas missões rumo ao big surf, sempre começa nas operações internas da equipe Atowinj em estar em constante monitoramentos dos gráficos e ondulações pela Costa brasileira.
No do dia 06-08-2017 algo muito interessante começou a chamar nossa atenção, vimos que nos gráficos apontavam que uma ondulação enorme  estaria a caminho do nosso quintal, mas como ainda estava um pouco distante e eu já estara com uma viagem marcada para conhecer as cataratas do Iguaçu com minha família, resolvi mesmo assim seguir o passeio e não desaponta-los, mas constantemente acompanhando de longe as notícias do mar, só que a cada dia que se  aproximava, mais o swell ganhará força e a pressão de meus companheiros só  aumentavam.
Foi ai que na madrugada do dia 09 não resisti a ansiedade, embarcamos as pressas no caverão, pois estava a 1200km de distância, e aceleramos forte rumo ao Farol.
Pela manhã, ao chegar em casa na Baiuka Pousada em plena véspera do dia X do Swell, fiquei surpreso com a massa d’água que já estava bufando pela Praia do Cardoso, ondas que já facilmente passavam froxo dos três metros.
Mesmo cansado da viagem, não parei um segundo para agilizar e alinhar junto com a equipe todos os aparatos necessários.
Como recentemente abrimos a janela de espera do evento Internacional de ondas grandes aqui no Farol e por questões de tempo, ficou inviável para realizarmos o tão esperado Mormaii Big Waves Challenge criado pela Atowinj em parceria com Astfsm chancelado pela Wsl.
Foi aí que tivemos idéia de realizar uma transmissão ao vivo que foi um sucesso total, abrangendo mais de um milhão de visualizações, com parceira da equipe do prometer Fred Leite, Mormaii, site Waves,  Baiuka Pousada e associações.

Foi irado!!!!
Voltando ao relato dos preparativos, faltando apenas dez horas para o ápice do big swell, foi impossível dormir na expectativa para ver o que a mãe natureza iria nos proporcionar.
Logo cedo todos os membros já estavam aqui na base oficial do Big Surf Baiuka para aquele encontro de cascas grossas, com a presença dos surfistas Thiago Jacaré, eu João Baiuka, Fabiano Tissot, Luca Cohen, Lucas Barnis, Piri, Sapão, Marcos Peruch, Galdino, André Paulista, nosso assistente Yury e o fotógrafo Rafashot.
Na sequencia agilizando os últimos detalhes e namorando de camarote do visual da pousada para a praia que a cada instante o mar agigantava.
Sem perder mais tempo, nos alinhamos junto com a chegada do mestre Fabio Gouveia, Pepeu, Marcos Giraldi, James Thisted, Francisco Oliveira e o monstro anfitrião da equipe João Capilé  (KPL).
Tudo pronto, equipamentos na água, gunzeiras, jets-skis, coletes, cordinhas, pranchas tow-in e roupas de neoprene.
Enquanto a galera adentrara ao mar, eu ainda teria a missão e a grande responsabilidade de dar início a transmissão ao vivo que 
revolucionou esse momento especial no dia histórico de ondas grandes no Farol de Santa Marta.
Foi dada a largada tudo certo passei a transmissão para o presidente da associação de surf local Reinaldo Langer e segui mar a dentro para assumir a pilota e me encarregar de colocar meu irmão Thiago Jacaré nas maiores da série.
 No outside priorizamos por em prática todo nosso aprendizado, treinamentos desses longos anos em busca das ondas grandes e principalmente dando apoio a segurança de todos que estavam juntos no outside, me lembro de mais alguns amigos como Marco Polo, Vitor Serafim, Marcelo Ulysséa, Arágao, Vini, Saulo Lyra entre outros.
Começamos o surf e na primeira onda não consegui encaixar meu parceiro em uma boa, mas foi só alinharmos e em questão de tempo já estavamos lançando nas melhores do dia, foi aí que então para resumir um pouco desse dia fantástico, assumi o cabo e comecei a surfar, peguei uma duas três boas e numa conversa paralela anterior teria pedido para o jacaré me lançar em uma nega véia na qual costumamos chamar as grandes!!, foi aíque derepende o cenário das ondas que estavam entre 5 a 6 metros, apontava no horizonte uma tremenda avalanche escura, vindo a 200 metros da linha da costa.
E com toda a confiança que temos um ao outro decidimos encaram o que estava por vir.
Com fé em Deus e determinação focado naquela situação, larguei o cabo após um belo lançamento começou a sensação de estar descendo a maior montanha russa de toda minha vida, um drop de backside indescritível numa velocidade animal cortando como uma flecha as rajadas forte do  vento, sentido aquela pressão explodindo por de trás de mim, abrindo um gigantesco tubo que facilmente entrava uma carreta, após descer toda onda lip base fiz o botton dei uma cavada e segui a parede até amanssar a fera, como era pra ter seguido até a quase a beira pela espuma, acabei saindo por trás e tomando talvez também meu maior caldo com a onda que explodira.
Sabendo que supostamente teria surfando uma onda enorme, lá da praia senti uma energia forte de toda galera presente vibrando, mal saira d’água e já tinha gente parabenizando pelo ocorrido.
Logo após surfei algumas outras e voltei para a praia e posteriormente pilotar.
Enfim foi uma emoção sem preço e que jamais irei esquecer, ficará para sempre nos registros como uma das maiores já surfadas no Brasil.
Agradeço a mãe natureza e a principalmente a Deus por esse privilégio, pois sempre tive o sonho de surfar uma onda gigante no quintal de casa aqui na Praia do Cardoso.
Só tenho a agradecer a todos que de alguma forma fazem parte dessa conquista junto comigo.
Agora é seguir e continuar com tudo que já vem sendo feito e com fé e muito treino superar novos desafios.
Essa conquista serve em especial também para o reconhecimento de minha equipe Atowinj big waves surfers, para Farol de Santa Marta e para pessoas que eu amo!!
Valeu galera!!
João Baiuka ☆ Praia do Cardoso 
100% Farol de Santa Marta 
Atowinj big waves surfers Monster 
Yellowman Pró Radical Surf
Base Baiuka Pousada oficial
Foto destaque da matéria: Flora Cezimbra
Fotos anexas:
James Thisted
Marcos Giraldi
RafaShot
Surfer: João Baiuka
Recommended Posts