Prevenção de Lesões

O surf está cada vez mais moderno, cada vez com manobras mais fortes e agressivas. Para acompanhar essa evolução, é preciso um treinamento específico de prevenção de lesões. A força e as trocas de direções rápidas exigem cada vez mais do corpo do atleta, a pressão que é exercida sobre as articulações pode gerar lesões. Tornando cada vez mais importante o trabalho preventivo fora da água.

Atualmente a maioria dos surfistas profissionais de alto nível fazem treinamento de propriocepção, equilíbrio, flexibilidade e força para evitar lesões. Eles surfam com boa frequência, treinam constantemente e mesmo assim eventualmente sofrem lesões. Então imagine quem fica duas ou três semanas sem “cair” na água para uma sessão de surf?! Portanto neste texto indicaremos algumas formas de você fazer um trabalho preventivo de lesões.

Um conceito que é importante sabermos é… O que é propriocepção? Propriocepção é o termo utilizado para nomear a capacidade em reconhecer a localização espacial do corpo, sua posição e orientação, a força exercida pelos músculos e a posição de cada parte do corpo em relação às demais. Com o treinamento de propriocepção diminuiria a sua chance de ter lesões de tornozelo, joelhos e de músculos de membros inferiores.

Há várias formas de treinar a propriocepção, pois hoje em dia você encontra várias tábuas de equilíbrio a venda. De diversas formas, tamanhos e grau de dificuldade. Com diversos elementos de dificuldade que podem ser inseridos. Colocaremos algumas fotos dessas tábuas de equilíbrio que utilizamos para treinamento. Para quem está iniciando, simplesmente se manter em cima dela já seria um treinamento. Para os mais avançados pode-se colocar alguns fatores que dificultariam e melhorariam o resultado. Você pode fazer o movimento de agachar e levantar, posturas de surf, simular movimento dentro de um tubo, enfim… tentar trazer os movimentos do surf para esse treino de equilíbrio e propriocepção. Além disso, avançados podem fazer o treinamento com carga de um halter, ou movimentos de surf com os olhos fechados (um pouco mais difícil).

Um músculo que poucas pessoas imaginam, mas que é fundamental para o Surf, é a musculatura da região do tronco (Abdômen e lombar). Essa musculatura é essencial para evitar dores nas costas, melhora o amortecimento corporal em quedas, auxilia no movimento “brusco” que é o “drop”, além de melhorar o desempenho em diversas manobras.

A Flexibilidade é outra valência física que é treinável e muitos esquecem. É importante treinar essa valência em dias de “descanso” ou de mar “flat”, pois muitos surfistas lesionam musculatura por encurtamento. Procure conhecer o seu corpo, e identifique quais são as regiões que você tem esses encurtamentos. A maioria dos surfistas possuem a musculatura da coxa encurtada (tanto anterior quanto posterior, ou seja ísquios), outras regiões também são importantes de treinar, que é pescoço, peitoral, costas, abdômen e panturrilha. A sugestão é treinar alongamentos com sustentação de 30 a 60 segundos. Lembrando que aquele alongamento leve pré e pós surf não é treinamento de flexibilidade. É necessário um pouco mais de intensidade, e deve ser em um momento distante da “queda” na água. Em breve daremos dicas sobre alongamento pré e pós surf em um novo artigo aqui no site.

Essas são nossas sugestões para a prevenção de lesões. Espero que tenhamos contribuído para que você possa aproveitar ao máximo aquela trip, sem ter a surpresa desagradável de uma lesão. Boas ondas a todos!

Texto de Personal Trainer Rafael Pereira

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