Torres-RS

Torres é a praia mais bonita do litoral gaúcho. Composta pelas praias dos molhes, praia grande, prainha, praia da cal e praia da Guarita. Cada parte dessas praias tem as suas particularidades. É também a melhor praia para surfar do litoral gaúcho. Além de estar na divisa com Santa Catarina (ao lado do Rio Mampituba). Abaixo citaremos algumas características especificas de cada parte de Torres.

Mar

Na praia dos Molhes é onde normalmente tem a melhor condição para o Surf. Como as pedras ficam ao norte na divisa do Rio Mampituba, quebra um pouco a tradicional corrente de norte e e vento nordeste que entra no verão. Mas o vento ideal nessa região, assim como maioria do litoral gaúcho é o oeste (entra de terral). A ondulação ideal vem de sudeste. Normalmente o crowd é intenso no local. Respeite os locais. Evitar entrar nesse pico se a corrente for de sul, pois o ideal é entrar na Cal ou até Passo de Torres em casos assim.

Na prainha as ondas são mais cheias normalmente. O mar muitas vezes se apresenta menor nessa região, além disso normalmente tem menos crowd.

Praia da Cal é um ótimo lugar para o surf também. Normalmente as ondas abrem para os dois lados. Com ondas cheias e manobráveis. Por ter o morro da Guarita ao sul, há uma proteção que eventualmente é importante em dias de forte corrente de sul, tornando o melhor lugar nesses dias. Em dias de mar grande, é bom estar com a remada em dia para chegar no outside (conheça seção de Surf Trainer). Respeite os locais.

Já a Praia da Guarita tem o visual mais bonito de todas as praias. Essa praia conta com uma esquerda famosa próximo as rochas. Já no meio da praia tem uma onda de boa formação que abre para os dois lados em dia de boa formação. Nessa praia a direção do vento ideal é de norte, diferentemente de outros lugares. A ondulação ideal é de sul e sudeste. Para quem não tem muita experiência deve ficar atento as pedras na lateral da praia.

Hospedagem

Preços mais acessíveis são encontrados em lugares mais distantes da beira da praia. Normalmente alugar um apartamento na praia grande é um pouco mais caro do que alugar na praia da cal. Mas se você for para opções mais distantes da praia grande, conseguirá um valor melhor. Já alugamos apartamento na praia grande e já ficamos em hotel por ali também. Um hotel que é distante da praia, mas tem um preço acessível é o Hotel Dalpiaz. Nos apartamentos, normalmente alugamos direto da pessoa que sai por um valor bem interessante. Passaremos o contato se quiserem (só entrar em contato no e-mail).

Outro lugar que ficamos que é bacana é o residencial da Prainha. São apartamentos com vista para o mar bem próximo a prainha. Ótima localização, fica há uma quadra do mar. Última pousada que ficamos foi a Pousada Recanto da Prainha, local bem próximo da praia e no período que fomos em setembro tinha um preço super bom.

Contatos:

Pousada Recanto da Prainha (51) 36265229 ou reservas@recantodaprainha.com.br

Hotel Dalpiaz (51) 36641741 ou costadalpiazhotel@terra.com.br

Pousada Brisa mar (51) 36642019

Atrações Turísticas

A praia mais bonita do Rio Grande do Sul tem vários atrativos.

Na praia da Guarita podemos ver falésias altíssimas dentro de uma área de proteção ambiental. Se você quiser conhecer e entrar de carro terá que pagar um preço simbólico para conservação da área (em torno de 5 a 10 reais). Subir as escadarias e ir até o topo dos rochedos é demais. Mas leve seu protetor solar e uma água.

Na praia da Cal você também pode subir os rochedos em outro ponto e ver de perto as ondas quebrando no pé dos morros. Aquela caminhada por entre os morros e ver o pessoal saltando de parapente do morro do farol é sensacional. Por sinal, subir no morro do farol, você vai poder tirar aquela foto top lá em cima, visando linda de toda a praia.

Na praia Grande é onde tem a maior movimentação, tanto na beira da praia quanto nas lojas no centro de Torres.

A praia dos molhes é o território com a maior vibe do surf. Você pode acompanhar a cultura da pesca no Rio Mampituba e assistir a galera surfando em um ponto mais próximo através das pedras dos molhes. Caminhando pelas margens do Rio você pode chegar na ponte pênsil e atravessar caminhando a divisa do estado e chegar em SC.

A lagoa do violão é um local que todos devem conhecer em Torres, a lagoa fica próximo a praia da cal e normalmente tem aluguel de pedalinhos e as vezes até de caiaque e SUP.

Acho que o principal momento turístico da praia de Torres é o ano novo. Até hoje foi o ano novo mais bonito que vimos no Rio Grande do Sul. Vale a pena conferir. Mas é claro que isso tem um preço.

Refeições

Próximo ao Rio Mampituba tem diversos restaurantes tops com frutos do mar, pizzaria, sushi e galeteria. Também tem outras opções de restaurantes com melhor custo benefício mais próximos ao centro de Torres. Lugares que almoçamos e curtimos foi o Maga’s próximo ao hotel Dalpiaz. Outra opção legal é o Koala’s, que tem boa comida por um bom preço. Mas sem dúvidas o nosso vício ao ir a torres é o crepe do Gringo no calçadão na praia grande.