Praia do Rosa, Garopaba e Praia da Ferrugem-SC

Essas são as principais praias próximas a região de Garopaba. Praias lindas, Garopaba é um pouco mais urbanizada. Já o Rosa e a Ferrugem lembram o ambiente rural, várias ruas de terra, aquele ambiente pacato, muita natureza. Preserve e respeite esses locais espetaculares. Nos meses de verão essas praias recebem uma enorme quantidade de turistas. No inverno e primavera é possível ver as baleias francas. Essas áreas são de proteção ambiental das baleias.

Mar

Praia do Rosa é um local de ótimas ondas. Ondas cheias e normalmente com boa formação.  Tem onda em quase todos tipos de vento e ondulação. No Rosa sul as melhores ondulações são de sul ou sudeste, acompanhadas de vento sul. Já no clássico Rosa norte as melhores ondulações são de Nordeste, leste ou sudeste junto com o vento mais comum (no verão) no sul que é o nordeste. Local de crowd intenso.

Na Praia da Ferrugem tem ondas fortes e normalmente um pouco maiores. A ondulação ideal é de leste. No canto sul tem as pedras que protegem um pouco o vento sul. Vento ideal é nordeste no canto norte e oeste em toda praia. Respeite os locais, pois o crowd é intenso.

No centro de Garopaba é onde encontramos uma onda normalmente um pouco menor (principalmente no verão). A formação na maioria das vezes é boa. A melhor ondulação, assim como na Ferrugem é de leste. Entretanto o vento que entra melhor é o de sul (terral nesse local).

Para a galera que curte um banho de mar, Garopaba seria uma boa indicação, pois normalmente as ondas são um pouco mais calmas do que nas outras praias citadas. Outro lugar que é show é a barrinha da Ferrugem que tem as piscinas naturais, onde uma água bem calma para quem quer ficar sentado tranquilo na água ou praticar um stand up paddle.

Hospedagem

Um lugar que ficamos várias vezes e gostamos muito é a pousada Meio Roots na praia do Rosa. A vibe nesse local é ótima. Local silencioso e bonito. As cabanas são confortáveis, e a limpeza do local é exemplar, parece que estamos em casa. Conforto na medida certa, mantendo a simplicidade o clima roots do local. Além disso, os donos são super simpáticos e sempre dispostos a ajudar e dar dicas de passeio. Podemos garantir que o custo benefício é ótimo.

Também já ficamos em um apartamento alugado no condomínio Maranata. O condomínio é muito bonito. E tem a lagoa de Ibiraquera na parte de trás.

Um lugar show que já ficamos é na Praia do Porto de Imbituba que fica a uns 15 km do Rosa, ficamos na pousada Laux que fica a 300 m da beira da Praia do Porto. É um lugar mais calmo que Rosa e Ferrugem.

Na praia da Ferrugem tem diversas opções de pousadas também, esse local é um pouco mais agitado no verão e em feriados, pois é o local preferido de algumas excursões que partem do Rio Grande do Sul, Argentina e Uruguai.

Contatos:

Praia do Rosa

Pousada Meio Roots (48) 96856791 ou cabanasmeioroots@gmail.com

Pousada Rosa Malawi (48) 91713181

Pousada Waikiki (48) 96133566

Hostel Haleakala (48) 96785763 ou haleahostel@gmail.com

Pousada Cala Rosa (48) 33557405

Almar casas y suites (48) 98158803

Pousada Biarritz (48) 99695095 ou pousadabiarritz@gmail.com

Praia da Ferrugem

Pousada Las Ondas (48) 32540040

Praia do Porto Imbituba

Pousada Laux (48) 91943813 ou no face Pousada Laux Imbituba

Atrações Turísticas

Só de conhecer as praias você já terá fotografias e lembranças para a vida. Mas poderíamos citar a trilha de caminhada para conhecer a Praia Vermelha. Caminhar pelas trilhas que tem nos morros ao lado das praias. Tem a trilha de carro (o ideal é fazer de camionete) que inicia em uma parte da lagoa da Ibiraquera, ou até iniciar pelo centro do Rosa, e vai até a barra de Ibiraquera próxima a Praia do Luz. O centro do Rosa é show.

Na praia da Ferrugem tem o bar do Zado no entardecer e noite e o clima festivo da noite roots clássico dessa região. A Ferrugem tem uma noite bem agitada nos períodos de verão e feriados, Pois diversas excursões se hospedam lá. Já no Rosa tem o agito no pico da tribo e mar del rosa.

Garopaba é uma praia mais urbanizada, normalmente é onde ficam a maioria das famílias. Tem diversos restaurantes e lojas que você encontrará produtos de todos os preços. Além disso, próximo aos barcos você pode conhecer um pouco da cultura da pesca da região. Eventualmente tem aluguel de Stand up paddle e caiaques. Caminhar próximo ao morro e conhecer a antiga Igreja também é uma boa pedida.

Refeições

Os locais que indicamos são a maioria em Garopaba. Restaurante no horário do almoço que tem opções a peso e são muito bons, que tem opções de frutos do mar são o Ygaropaba que fica próximo a loja da Mormaii e também o Gelomel que fica quase na beira mar. A noite curtimos o Beirute que também tem comida de qualidade. Na praia da Ferrugem comemos uma vez num restaurante bacana que tinha uma comida caseira que faz lembrar de casa, o nome é Esquina Maffei. Na praia do Rosa tem uma À la minuta fantástica no restaurante Compostela.