Lagoa da Conceição, Praia Mole, Joaquina, Campeche e Rio Tavares-SC

Estas são as principais praias do sul e leste de Florianópolis. Cada lugar com suas particularidades. Alguns mais badalados, outros mais tranquilos, uns com ondas fantásticas. A ilha de Floripa tem natureza exuberante. Nos meses de verão vem pessoas de todos os lugares, de norte e sul (argentinos, uruguaios, gaúchos, paranaenses, paulistas, etc). Abaixo descreveremos mais especificamente sobre cada lugar.

Mar

A praia do Campeche é extensa, e na sua continuidade fica Rio Tavares e Joaquina, mas o Campeche é a porção mais ao sul. Campeche é tradicional pelos seus dias clássicos. Para ocorrer é necessária ondulação de sul e sudeste. Os ventos favoráveis são noroeste, oeste e sudoeste.

Já na parte mais ao norte que é Rio Tavares, as ondas normalmente são um pouco mais tubulares. As ondulações boas são sul, sudeste e leste. Os ventos favoráveis são noroeste, oeste e sudoeste.

Joaquina é o local das ondas mais fortes e maiores de Floripa. Principalmente na região mais próxima ao norte (perto das pedras). A principal ondulação para esta condição é a ondulação de leste.  Joaca tem crowd intenso, respeite os locais.

Na praia Mole tem umas esquerdas boas mais próximo as pedras no norte. A ondulação ideal é de leste, que faz com que entre uma onda com boa formação e abrindo para os dois lados no meio da praia. No ponto mais ao sul, é o ideal surfar ali em dias de forte vento sul, por ser mais protegido.

Hospedagem

Um lugar que é show de ficar é na avenida das rendeiras, em frente a lagoa da conceição. Nesse local tem várias pousadas. Uma pousada que ficamos e gostamos foi a Lagoa do sol. A pousada tem toda uma mística e um estilo roots. É uma grande vantagem ficar perto do agito da noite da lagoa da conceição, você pode sair em algum dos bares que tem ali e voltar tranquilamente caminhando para a pousada. Além disso você está próximo de várias praias, como praia mole por exemplo. Tem várias opções de restaurantes, para todos gostos, sabores e “bolsos”.

Outro lugar que conhecemos ainda em 2016 foi Rio Tavares (entre Campeche e a Joaquina), ficamos em uma casa show lá. Um lugar pacato e tranquilo, com boas ondas para a galera do surf e também tem a Lagoa pequena que é ótima para o SUP. Praticamente somente casas nesse lugar, não vimos pousadas.

Contatos:

Pousada Lagoa do Sol (48) 32068820 ou pousadalagoadosol@gmail.com

Atrações Turísticas

Em Rio Tavares conhecemos a Lagoa Pequena, que é linda. Segundo alguns locais a lagoa é uma das mais limpas da região. Lugar muito bom para a prática de stand up paddle. Para ir até a praia tem uma trilha verde muito bacana. Lugar com boas condições para o surf.

Na Lagoa da Conceição, a noite tem uma vasta quantidade de bares e festas para a diversão da galera. Já durante o dia o visual é demais. Você pode alugar stand up paddle e caiaque, pois tem várias escolas na orla. É interessante lembrar que a parte sul da lagoa infelizmente apresenta condições impróprias para banho, e o que citamos aqui é sempre sobre a porção norte da lagoa. Além disso, próximo a ponte da lagoa tem passeios de barco por custo relativamente baixo.

Na praia da Joaquina tem o forró da Joaca que tem toda terça-feira, tradicional festa da região. Além do surf que está inserido na vibe da galera da Joaquina, outro esporte que é legal de praticar por lá é o SandBoard que está disponível para alugar nas dunas da Joaquina por um preço acessível.

No Campeche, o local que qualquer turista deve conhecer é a ilha do Campeche. Você paga o barco e vai até a ilha e pode passar o dia lá. Lugar exuberante com uma água extremamente clara. Legal para a pratica de mergulho, o local possui restaurante e tem infraestrutura para você passar o dia.

A Praia Mole é outro lugar que o Surf é o principal atrativo, mas ali também tem os quiosques na beira da praia, que você pode desfrutar de comidas e bebidas, aluguel de cadeiras e guarda sol. Tem aluguel de pranchas de surf e sup. Na entrada da praia ficam estacionamentos e chuveiros. Além disso tem ali a tradicional estatua do surfista que é marca da praia.

Refeições

Na lagoa da conceição nós gostamos bastante de três lugares. Um deles foi o restaurante Beiju (na avenida das rendeiras), que a especialidade é tapioca. Podemos dizer que as tapiocas são ótimas, e tem para todos os tamanhos de fome. O pessoal do restaurante é muito atencioso, nos atenderam bem mesmo com o restaurante em vias de fechar. Outro que gostamos muitos foi o Boteco das Rendeiras que fica no número 2016 da av. das Rendeiras. O lugar serve pizza e tem música ao vivo a noite, e durante o dia tem vários pratos. Já comemos a la minuta e sequencia de camarão ali, lugar top! Além desses lugares tem a noite o Books & Beers, que é um espaço descontraído na beira da lagoa (próximo do ponto de partida dos barcos), lá você vai encontrar cervejas artesanais, livros e música. Um lugar para um happy hour fantástico com os amigos. Além de estar de frente para uma bela visão da lagoa.

Em Rio Tavares há um restaurante de comidas naturais muito bom, recomendamos o NatuFloripa. Lá comemos um excelente açaí. Mas para quem é vegetariano ou não, o lugar é show.

O restaurante mais top, tradicional e folclórico de Floripa fica ao sul da ilha no Pântano do Sul. Arante Bar e restaurante, o famoso bar dos bilhetinhos.

Acesse matéria completa em: www.praieirosdosul.com.br/tradicional-e-folclorico-arante-bar-e-restaurante/