Atlântida, Xangri-lá, Capão da Canoa, Imbé e Tramandaí-rs

Citamos aqui algumas das principais praias que são mais próximas de Porto Alegre. Todas têm o mar muito parecido, tanto para galera do surf ou supwave, ou até a galera que só curte um banho de mar. Todas contam com hotéis e pousadas. Algumas em maior quantidade do que outras. Também existe diferença na faixa de valores encontradas. Abaixo citaremos algumas características especificas.

Mar

Surf e SUP

Essas praias contam com bancadas de areia em toda sua extensão. No período de verão é comum que o mar fique um pouco menor (dificilmente passando de 1 metro). O vento predominante nesta estação é o nordeste, que normalmente prejudica a formação das ondas.

Já a partir de março até pouco antes do verão (novembro), o mar fica em melhores condições com mais frequência. Ocorre eventualmente do mar passar de 1 metro de altura de onda. A ondulação de sudeste, leste ou sul entra com mais constância nessas estações de outono e inverno. Essa melhora do mar também coincide com a redução da temporada de ventos. O vento ideal (terral) entra do quadrante oeste.

As plataformas (Atlântida e Tramandaí) são boas opções para o Surf e Supwave, normalmente tem uma formação e tamanho melhor. Mas pelo crowd intenso, recomendamos para quem já tem mais experiência.

Temperatura da água

O mar do Rio grande do Sul é um pouco mais frio do que o restante do litoral brasileiro. Isso ocorre devido a correntes frias oriundas das regiões polares. Além de logicamente ser o estado localizado mais ao sul do país. Colabora para essa temperatura o fato do litoral gaúcho não ter baías, morros ou penínsulas em mais de 600km de sua extensão para barrar ou amenizar essas correntes frias.

Banho de mar

O mar gaúcho apresenta eventualmente coloração escura. Alguns apelidaram de chocolatão. Isso ocorre devido ao deságue do Rio Tramandaí e a alta proliferação de algas, que dão esse aspecto marrom.  Além de ser um mar um pouco turbulento devido ao período de ventos. Os banhistas devem ficar atentos aos buracos e repuxo.

No verão de 2015 para 2016 a água do mar ficou com coloração mais clara e aspecto mais bonito, entretanto a infestação de “mãe da água” prejudicou o banho de mar da galera.

 

Hospedagem

Preços mais acessíveis são encontrados em lugares mais distantes da beira da praia. Além disso, Tramandaí e Imbé normalmente apresenta valores mais acessíveis nas diárias do que Atlântida, Capão da Canoa e Xangri-lá. Tramandaí tem um vasto número de pousadas, o que provavelmente facilita na hora de negociar valores (lei da oferta e procura).

Ficamos algumas vezes nessas praias. Na última vez ficamos em uma casa em Xangri-lá, que em lugares mais distantes da plataforma tem uma negociação mais facilitada. Antes havíamos ficado também na praia de Mariluz, que por não ser tão badalada, também conseguimos um valor interessante. Ainda temos que conhecer algumas pousadas para poder passar uma opinião mais específica para vocês.

Atrações Turísticas

Cada praia tem um encanto um pouco diferente da outra. Mas com certeza, só de fugir da cidade grande e estar na beira do mar é o principal.

Atlântida, Capão da Canoa e Xangri-lá

Poderíamos citar o centrinho de Atlântida, mais badalado para os mais jovens. Tem também as festas na avenida central, como Woods e outros bares pela redondeza. A plataforma na praia é um lugar legal de conhecer também. Em Capão da Canoa tem o centro também, com várias opções de crepes e compras de todos os tipos, muitas vezes encontra coisas com preço bem abaixo da média. Acredito que Capão seja a praia que tem o maior shopping entre essas praias.

Tramandaí e Imbé

Um lugar que vale a pena conhecer e a barra de Imbé e Tramandaí, conhecer a cultura local da pesca naquela região ali. Tem uma parte próximo a ponte que seguidamente algumas escolas de SUP (stand up paddle) estão alugando pranchas e dando aulas com preços acessíveis. A avenida emancipação em Tramandaí você pode encontrar um número enorme de pessoas em compras num ‘’mar gigantesco” de lojas que tem naquela região (também com preços bem acessíveis).

Refeições

Atlântida, Capão da Canoa e Xangri-lá

No centro de Atlântida tem um açaí top! Que é parada obrigatória sempre que vamos para a região! O nome do lugar é Confraria do Açaí. O legal desse açaí é que tem o gosto do verdadeiro açaí, além de um monte de opções de complementos. Já em Capão tem vários restaurantes na Avenida Paraguassu, um que gostamos numa passagem por ali foi o Raupp’s. Um restaurante em Capão que tem um ótimo custo benefício pra galera, buffet livre e abre o ano todo, é o Restaurante Canaã que fica na avenida Paraguassú, 3236.

Tramandaí e Imbé

Na região badalada de Imbé, próximo à avenida Rio Grande tem o Açaí Barong que também é top. Nos restaurantes na beira mar de Imbé é possível comer uma tainha assada ótima.